sexta-feira, 4 de maio de 2012

Temperando o chocolate!

     Isso mesmo, hoje vou passar como temperar o chocolate, mas não pense que vamos colocar alho, cebola, um tomatinho, rsrsrrs. Não é isso, nós vamos deixar o chocolate na temperatura certa!

     Bom, isso é necessário para que a manteiga de cacau do chocolate mantenha-se estáveis, assim evitando esbranquiçamento, demora na solidificação e a textura de esfarinhar. Com a temperatura certa você tem um resultado final com o chocolate brilhante e textura que derrete na boca.

Existe três foram de fazer a temperagem:

- no mármore que é utilizado normalmente por profissionais.
- dividindo o chocolate, onde você derrete 2/3 do chocolate e depois com ele já todo derretido coloca o 1/3 restante e mexe até o chocolate derreter totalmente.
- e o que eu utilizo que é com água.

Bom vou detalhar estar forma.
    Com ela você deve tomar muito cuidado pois o chocolate não pode ter contato nenhum com água, pois se não vai tudo por água baixo, literalmente!

Primeiro vamos cortar o chocolate e colocar para derreter no microondas.



Primeiramente por um minuto, tire e misture o chocolate mesmo que ele esteja ainda consistente, a partir daí se for necessário coloque novamente por 30 segundos, e se necessário mais trinta, assim até o chocolate derreter totalmente.



Agora é a hora de ter muito cuidado, faça esse procedimento em um recipiente com as laterais altas para não ter o contato com a água. Coloque o recipiente com o chocolate dentro de outro com a água, eu não utilizo água gela e sim em temperatura normal, direto da torneira mesmo.


Pronto agora é ter braço forte e mexer e mexer e mexer. A temperatura certa para o chocolate ao leite é de 28° a 29°, se você também não tem na sua casa um termômetro para utilizar na cozinha, faça como eu, com um palito de dente, pegue um pouco do chocolate e coloque no lábio inferior, a sensação tem que ser gelada, como se você estivesse encostando uma colher na boca.


Se a sensação for essa é somente tirar o recipiente da água e trabalho o seu chocolate, se ainda não chegar na sensação certa continue mexendo. Este processo é muito importante para o seu chocolate final.


Bom gente é isso, espero que tenha ajudado, como outras meninas me ajudaram com seus blogs.

Beijos!!!!

Um comentário:

  1. Olá, Bruna!

    Gostei das dicas do seu blog. Não tenho interesse em trabalhar com chocolate para vendas (ainda não, pelo menos) mas tenho crianças em casa e adoro doces. Hoje uso um chocolate que não necessita temperagem mas, definitivamente, o gosto não me convence.
    Tenho uma dúvida: você troca a água do recipiente ou uma única 'dose' de água basta para que ele chegue à temperatura ideal? Ou, o que eu temo, o que conta mais é mexer bem o chocolate?

    Obrigada pelas dicas e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir